Sinais do TDAH Além da Hiperatividade: Sinais Pouco Conhecidos

Publicado em: 2 de outubro de 2025
Quando falamos em TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), muitas pessoas logo associam a crianças agitadas, inquietas e que “não param quietas”. Mas a realidade é que os Sinais do TDAH vão muito além da hiperatividade. Em muitos casos, os sintomas passam despercebidos porque se manifestam de forma diferente, especialmente em crianças que não apresentam agitação intensa.
Reconhecer esses sinais pouco conhecidos é fundamental para um diagnóstico precoce e para oferecer às crianças o apoio adequado em casa e na escola. Continue a leitura deste artigo e conheça mais sobre os sinais, poucos conhecidos, do TDAH além da hiperatividade.
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade da criança de manter atenção, controlar impulsos e regular o comportamento. Pode se apresentar em três formas principais:
Nem sempre a hiperatividade está presente, o que faz com que muitos casos passem despercebidos por pais e professores.
Além da hiperatividade, existem alguns sintomas que, muitas vezes, são interpretados como “preguiça” ou “desinteresse”, mas que, na verdade, fazem parte do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade:
Os sintomas do TDAH podem se manifestar de formas diferentes em casa, na escola e em ambientes sociais. Alguns exemplos comuns são:
Essas situações podem gerar atritos no dia a dia, mas quando vistas em conjunto e com frequência, indicam a necessidade de avaliação especializada.
Nem toda criança agitada tem TDAH. É importante observar se os sintomas são persistentes, acontecem em diferentes ambientes (casa, escola, atividades sociais) e impactam negativamente a vida da criança.
O diagnóstico deve sempre ser feito por um neuropediatra ou especialista em saúde mental infantil. Quando não identificado precocemente, o TDAH pode afetar o desempenho escolar, a convivência social e a autoestima da criança. Muitos acabam sendo rotulados como “desatentos” ou “preguiçosos”, quando, na verdade, enfrentam um transtorno que precisa de acompanhamento adequado.
O tratamento do TDAH deve ser multidisciplinar, envolvendo:
Com suporte adequado, a criança consegue desenvolver suas habilidades, melhorar o rendimento escolar e ter uma boa qualidade de vida. Observar atentamente o comportamento e procurar avaliação especializada fazem toda a diferença para que a criança receba o cuidado que precisa e alcance seu potencial.